Ambientes que eu gosto de ler e de escrever

 




Acho que uma das minhas características mais marcantes é gostar de ambientar minhas histórias em cenários rurais. Amo cenários idílicos e bucólicos. E o mais engraçado é que eu não vivo em zona rural e, infelizmente, vou pouco ao campo. Creio que essa minha particularidade se dê exatamente por ser um ambiente que eu adoraria ter mais contato. Eu sinto muita falta da natureza. Apesar de a minha casa ter cerca viva e muitas plantas ao redor, não é a mesma coisa. O cheiro do mato, o cheiro do orvalho da madrugada e do amanhecer é diferente no campo, o nascer o sol e da lua, o céu estrelado, isso tudo é diferente no campo. Eu tenho uma espécie de saudade constante de cenários assim.

E é por isso também que eu amo histórias que se passam em lugares assim. Tanto para assistir quanto para ler, minhas escolhas se voltam mais para este lado. Tanto que quando comecei a assistir Anne with an E na Netflix, eu quase surtei de emoção ao ver aquele lugar incrivelmente belo. A primeira coisa que pensei foi: preciso me mudar para Avonlea!!!


Creio eu que essa minha tendência para coisas acolhedoras se deu quando eu ainda era uma criança. Eu via muito Peter Rabbit e ficava simplesmente hipnotizada quando começava o programa. Ainda hoje quando ouço os primeiros acordes da música de abertura eu meio que paro no tempo e a canção me transporta lá para o jardim de Peter… Livros e filmes como A Princesinha, O Jardim Secreto, O Encanto das Fadas… essas são as minhas referências…


Sou também dessas que quando bate uma chuvinha eu já penso em armar minha rede na varanda e ver as gotas caindo no jasmineiro. De preferência tomando alguma coisa quente e na companhia de algum livro bom. Gosto de tudo o que é cozy… que traz a sensação de aconchego, sabe? Então, creio que é por isso que minhas histórias se passam no campo. Sei que ainda estou no início da minha carreira literária, mas eu gostaria muito de me especializar nesse tipo de literatura (cozy).

Outro lugar que eu amo demais é o litoral… o mar… não sei se é porque meu signo é de água, mas eu tenho também essa ligação profunda com o mar. Sou fascinada e toda vez que vou à praia também tenho essa sensação de uma saudade que eu não sei do quê, de onde ou de quem. Só sei que ela está lá, dentro de mim e é ativada todas as vezes que eu ouço o barulho das ondas.



Tenho algumas histórias de piratas e corsários nos meus arquivos e, inclusive, creio que vou escrever um deles assim que lançar Um Refúgio. Sempre me imagino singrando os sete mares a bordo de um tall ship e vivendo aventuras meio malucas, quem sabe eu consiga transformar esses sonhos e fantasias em histórias… mas a gente sabe como é difícil transformar ideias em palavras, mas com paciência e perseverança quem sabe eu consiga.

E vocês, escritoras e/ou leitoras, onde gostam de ambientar suas histórias? Campo, litoral ou centros urbanos? Onde o seu coração ou a sua mente te transportam mais?

Comentários