Leitura concluída: Anne de Green Gables

 


Título: Anne de Green Gables - Livro 01 

Autor: Lucy Maud Montgomery

Ano: 2019

Editora: Ciranda Cultural

Tradução: João Sette Camara

Gênero: Ficção, Infantojuvenil, Literatura Estrangeira

Nota: ⭐⭐⭐


Resenha:

Que livro mais lindo! A Lucy Maud Montgomery tem aquela escrita que eu costumo chamar de "cozy", aconchegante, sabe, aquela escrita que deixa um gostinho de saudade, que deixa seu coração quentinho, aquela vontade de viver no campo e de fugir da agonia da cidade grande. (Sim, eu acho viver na cidade uma agonia!).

O livro é sobre a história de uma órfã que foi parar na família Cuthbert por engano. Os irmãos Marilla e Matthew resolvem adotar um menininho do orfanato para ajudar o Matthew com a lida na fazenda, mas acabaram recebendo uma menininha de mente incrivelmente ativa.Apesar de ser um livro infantojuvenil, eu sinto que tem mais nas entrelinhas do que a gente imagina.

Não vou discorrer sobre alguns detalhes para não dar spoiler, mas Anne, em sua simplicidade, desenvolveu uma mente hiperativa para se proteger de uma infância de abandono e até crueldade. Ela encontra em Marilla uma calota polar, que vai derretendo aos poucos diante de seu otimismo contagiante. Matthew, por outro lado, tem seu coração fisgado logo de cara pela menina magrinha, de cabelos cor de fogo e de rosto cheio de sardas. É como se a energia irrefreável de Anne preenchesse ser tímido ser de Matthew.

O livro é recheado de belas descrições do ambiente, situações engraçadas e muitas reflexões de Anne sobre a vida. 

Estou ansiosa para acompanhar o amadurecimento dessa menina "estranha" , "que está além do seu tempo", que tem a imaginação "imparável" kkkkk; ninguém pára a mente e a boca dessa criaturinha. 😅





Comentários