Bible journaling

Que eu gosto de scrapbooking e journaling isso não é segredo para ninguém, porém, a algum tempo atrás tomei conhecimento de uma prática que une estudo bíblico e arte ao mesmo tempo; estou falando do bible journaling. Ultimamente, neste período de isolamento, tenho me dedicado bastante não só ao processo do estudo, trabalho remoto, escrita, leitura - sempre tudo dentro da medida do possível - mas também tenho me dedicado muito fazer meu devocional e leitura da bíblia. 

Num desses momentos de leitura, enquanto pesquisava sobre explicações de alguns trechos da bíblia no youtube, foi então que me deparei com essa maravilhosa prática, que eu carinhosamente chamo de "arteterapia". Além da leitura e do estudo, podemos destacar as partes que mais nos chamam atenção através da nossa expressão artística. Podemos usar tudo que está na nossa imaginação, o que importa é que faça sentido e que traga muita cor e alegria durante esta prática.

Comecei a praticar com a minha bíblia que uso normalmente, ainda estou nos primeiros passos, mas já arrisco alguns desenhos, também uso lápis de cor para destacar as partes que desejo, etc. Mas recentemente comprei uma bíblia muito bonita, chamada My Promise Bible, própria para a prática do bible journaling e para o estudo. É uma tradução anglicana, tem espaço para anotações e também tem muitos desenhos lindos para colorir. Estou muito ansiosa para começar a usá-la. Aliás, hoje dediquei um tempinho para colocar as tags para separar os livros, foi um tempo bem gostoso e acho que fica bem charmoso. 

Ainda estou pesquisando quais as melhores canetas e lápis de cor para usar, porque a folha dessa bíblia é daquelas bem fininhas e delicadas, então é melhor ter cuidado. Vou colocar algumas fotos da My Promise Bible que chegou ontem. Imaginem a minha alegria!!! 

Ela tem a capa dura, numa encadernação muito bonita

A lateral é assim, bem florida


Todas as páginas trazem desenhos bem elaborados pra gente poder soltar a imaginação


Hoje passei a tarde colocando essas tags para separar os capítulos


Bem, não preciso nem dizer que estou muito satisfeita com esta nova aquisição. Como ela está em inglês, aproveito para colocar o estudo dessa língua em dia. Esse foi um pequeno "luxo" que me permiti ter, mas o bible journaling não precisa ter essas bíblias sofisticadas. Qualquer uma dá certo, pois o que importa é entender a Palavra e usar a arte como forma de expressão. Abaixo vou deixar alguns exemplos de bible journaling que encontrei no Pinterest. Algumas são verdadeiras obras de arte, mas é importante que a gente não se intimide com esses desenhos bem feitos, e pratique mesmo com desenhos simples. Lembrando que essas não são fotos minhas!!!
Espero que vocês se inspirem e também adiram a esta prática maravilhosa!!! 








Crédito das imagens: Pinterest. 





    

Comentários