Domingo à noite geralmente é aquele momento em que o prazer do descanso se mistura com a ansiedade pelo início da semana. Geralmente eu reservo o finzinho da tarde e o início da noite para sentar com meu planner e começar a planejar como vai ser minha próxima semana. Para não ficar chato ou monótono, costumo fazer essa atividade em conjunto com outras coisas, como vendo uma série, um filme, ou um vídeo no Youtube. Procuro me organizar de uma maneira bem simples, porém eficaz.  

Depois que adquiri esse hábito, percebi como ele pode ser benéfico para mim, (principalmente porque tenho tantas flutuações de energia durante a semana) porque tenho controle sobre minhas ações e faço uma análise da minha produtividade e onde posso melhorar. Olhar para trás e ver que concluí as atividades é muito gratificante e mesmo que não tenha cumprido o que me programei, procuro me treinar para não ter uma postura tão severa contra mim mesma.

Normalmente faço uma lista com as prioridades para a semana e as atividades que preciso fazer diariamente (como tarefas domésticas, por exemplo). Uma vez que essas prioridades estão definidas, distribuo essas tarefas ao longo da semana. Adoro utilizar um planner, pois, como já falei anteriormente sou muito visual e o modelo que gosto bastante é daquele em que todos os dias ficam à mostra, pois assim tenho uma visão global da semana. Utilizo muito os adesivos próprios para planner, canetas coloridas, marcadores de texto para marcar algumas atividades e tudo o que a imaginação permite.

Outra coisa que gosto bastante de fazer durante meu planejamento da semana é incluir alguns cuidados pessoais com relação à saúde mental. Gostaria muito de escrever algo sobre esse assunto no futuro e como eu faço para - tentar - me manter equilibrada o máximo de tempo possível. Da mesma forma que damos valor a skin care, academia, etc., devemos dar prioridade às atividades que visam o nosso bem estar mental. Eles podem e devem fazer parte de nossas rotinas diárias. 

Por fim, transformo esse momento do domingo em um hábito saudável que é muito importante para mim, pois estrutura minha mente e eu consigo mensurar os progressos que faço. Isso vai muito além de ser apenas um momento de organização e me ajuda a encarar as segundas-feiras com menos rejeição.

E vocês, como vocês organizam a semana? 






Comentários