Dia mundial da bondade/gentileza

 


Hoje é o dia mundial da bondade/gentileza. 

Engraçado que essa é só mais uma data que vai passar despercebida pela maioria de nós. Primeiro porque não é uma data amplamente difundida e segundo porque as pessoas estão ocupadas demais agredindo umas as outras nas redes sociais. 

O que vou falar aqui é só uma reflexão... um pouco generalizada, confesso, mas se você não faz parte deste grupo ao qual vou me referir, por favor não se sinta ofendido(a).

De alguns anos para cá, temos observado o número crescente de hostilidades cruzadas nas redes sociais. E essas agressões não se dão apenas por motivos políticos e ideológicos, claro que esse assunto é um catalizador para que as pessoas abram suas caixas de pandora mentais e coloquem para fora todo tipo preconceitos e obscuridades que carregam dentro de si, mas o mais triste é que estamos vivendo um momento da nossa sociedade em que as pessoas não se contentam em apenas trocar algumas farpas, elas precisam chegar até o limite da ofensa, como se quisessem agredir a alma de seu "oponente".

Vou falar mais especificamente do meio em que me inseri recentemente. Adentrei no mundo literário em 2018 quando tomei coragem para publicar meu primeiro livro - O Segredo da Condessa - e criei um facebook literário, onde me comprometi em apenas postar assuntos relacionados à este tema e aos meus livros. Até aí tudo bem. Com o passar do tempo percebi que a coisa não era um mar de rosas de sororidade quanto eu imaginava. Foi então que percebi que por baixo dos panos aconteciam muitas brigas e disputas. Fiquei triste e me comprometi mais uma vez que jamais me envolveria com essas "tretas". E continuo firme com esse comprometimento, embora, eu tenha escorregado algumas vezes e tenha me posicionado ao lado de certas pessoas, mesmo não concordando com as ideias que elas pregavam. 

Por que eu fiz isso? Porque não suportei aguentar calada a crescente caças às bruxas que está sendo promovida. Sim, caça às bruxas. Eu vejo constantemente leitoras pedindo a cabeça de autoras e inclusive outras autoras pedindo a cabeça de colegas de profissão. Estarrecedor, não é? 

Eu faço parte da turma que sempre vai estar ao lado da LIBERDADE DE EXPRESSÃO, mesmo não gostando do que a outra pessoa escreve. Cada um tem que ter a liberdade de escrever sobre as coisas que habitam em seu coração e em sua mente. Se você não gosta de certa temática, bola pra frente, é só não ler. 

O autor que arque com as consequências morais e espirituais do conteúdo que dissemina. 

E por que escolhi falar sobre esse tema indigesto justamente do dia da gentileza? Porque vejo que muita gente que prega virtudes, mas no momento seguinte está destilando veneno sobre outras pessoas. 

A bondade não é uma virtude para ser apenas exposta em uma vitrine, ela precisa ser colocada em prática. E eu noto muito este descompasso nas redes sociais. Chega de tanto ódio! Será que as pessoas não cansam de emanar tanta negatividade e logo em seguida vem gritando por paz, porque não sabe o que tá acontecendo com o mundo, que está "cada vez mais intolerante"?? A bondade tem que começar em nós mesmos para em seguida se tornar uma realidade concreta!

Acho que era esse post/desabafo que eu queria fazer hoje. Vou seguindo tentando fazer a minha parte como posso. 

Comentários